Queda de 20%! Stellantis anuncia "grande retirada de veículos elétricos", registando uma enorme perda de 22 mil milhões

robot
Geração de resumo em curso

Diante de custos elevados e vendas fracas de veículos elétricos, o quarto maior fabricante de automóveis do mundo, Stellantis, reconhece um erro estratégico com uma grande baixa de aproximadamente 22 mil milhões de euros. Este gigante automóvel, que possui 14 marcas, anunciou na sexta-feira uma revisão completa da sua estratégia operacional, desde a saída de joint ventures em baterias até à suspensão da produção de pickups totalmente elétricos, marcando uma retirada substancial do seu plano agressivo de eletrificação.

De acordo com a Bloomberg, a Stellantis prevê que o prejuízo líquido no segundo semestre de 2025 possa atingir até 21 mil milhões de euros, com uma margem operacional anual de apenas valores baixos de um dígito e irá cancelar o pagamento de dividendos este ano. Esta baixa inclui cerca de 6,5 mil milhões de euros em pagamentos em dinheiro, principalmente para compensar fornecedores, sendo que estes custos serão contabilizados no segundo semestre de 2025, sem afetar a receita operacional ajustada.

“Estas mudanças refletem em grande medida o custo de uma superestimação da velocidade de transição energética,” afirmou o CEO Antonio Filosa numa declaração. Ele atribui a baixa a “impactos de uma execução operacional deficiente anterior, que a nossa nova equipa está a resolver progressivamente”.

Após o anúncio, as ações da Stellantis caíram até 19%, com a escala da baixa superando as expectativas dos analistas. No último ano, as ações já perderam mais de 40%.

Estratégia de eletrificação em retração total

A Stellantis está a reduzir sistematicamente a sua presença no setor de veículos elétricos. A empresa anunciou a saída de uma joint venture com o fabricante sul-coreano de baterias LG Energy Solution Ltd. no Canadá, com a LG a adquirir a sua participação. Em 2022, a Stellantis afirmou que iria investir mais de 3,7 mil milhões de dólares canadenses (cerca de 2,7 mil milhões de euros) na construção de uma grande fábrica de baterias para veículos elétricos em Windsor, Ontário.

No que diz respeito à linha de produtos, a empresa eliminou vários modelos totalmente elétricos, incluindo a produção do RAM 1500 pickup elétrico nos EUA, e adiou o projeto de veículos elétricos da Alfa Romeo na Europa. Isto contrasta fortemente com os objetivos agressivos do anterior CEO Carlos Tavares — que prometeu vender apenas veículos elétricos na Europa até 2030 e alcançar uma quota de 50% de vendas de EVs nos EUA.

Como parte da revisão estratégica, Filosa também decidiu abandonar alguns projetos de investimento, incluindo uma joint venture planeada na área de hidrogénio.

A Stellantis não é a única fabricante de automóveis a pagar o preço pela desaceleração na procura por EVs. Segundo a Bloomberg, a Ford anunciou em dezembro passado que enfrentaria custos de 19,5 mil milhões de dólares devido a ajustes na sua estratégia de veículos elétricos; a GM já aumentou a sua baixa para 7,6 mil milhões de dólares; a Porsche reviu quatro vezes as suas previsões de desempenho devido à sua estratégia de EV.

Esta onda de baixas evidencia as dificuldades enfrentadas pelas fabricantes tradicionais na transição para a eletrificação: por um lado, precisam de investir fortemente em capacidade e cadeia de abastecimento, por outro, a aceitação dos consumidores tem sido inferior às expectativas, tornando o retorno do investimento uma miragem.

Pressão financeira e captação de fundos

Para além do prejuízo líquido de 21 mil milhões de euros previsto, a Stellantis enfrenta também a erosão da margem operacional devido a custos alfandegários este ano. A empresa estima uma margem operacional de valores baixos de um dígito para o ano, incluindo cerca de 1,6 mil milhões de euros em despesas relacionadas com tarifas.

Para fortalecer o seu balanço, a Stellantis planeia emitir até 5 mil milhões de euros em dívida. Esta é uma medida de autoajuda financeira após a perda significativa de quota de mercado — durante o mandato do anterior CEO, a empresa perdeu clientes devido ao aumento de preços de modelos, lacunas na linha de produtos e problemas de qualidade.

A empresa irá divulgar o relatório financeiro completo do ano a 26 de fevereiro, e planeia apresentar o seu plano estratégico aos investidores em maio.

Desde que assumiu o cargo em junho do ano passado, Filosa tem vindo a implementar uma reforma total nesta fabricante de automóveis com 14 marcas, com o objetivo de recuperar quota de mercado, reduzir a ambição de eletrificação e lidar com os custos de tarifas nos EUA. Neste mercado, uma fonte de lucro crucial, Filosa comprometeu-se a investir 13 mil milhões de dólares, reativar motores V8 e adiar projetos de EV. Além disso, tem aumentado as vendas através de reduções de preços significativas.

Aviso de risco e isenção de responsabilidade

        O mercado apresenta riscos, pelo que os investimentos devem ser feitos com cautela. Este artigo não constitui aconselhamento de investimento pessoal, nem considera objetivos, situação financeira ou necessidades específicas de cada utilizador. Os utilizadores devem avaliar se as opiniões, pontos de vista ou conclusões aqui apresentadas são compatíveis com a sua situação particular. Investir com base neste conteúdo é de responsabilidade do investidor.
Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Fixar

Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)