Por que a política de blockchain de Hong Kong é "repetida"?

No início de agosto deste ano, quando fui a Hong Kong, era o auge do interesse nas moedas estáveis e RWA em Hong Kong. Na minha artigo anterior, descrevi a situação da seguinte forma:

"Com a legislação sobre moedas estáveis nos EUA e em Hong Kong, juntamente com a movimentação nos mercados de ações e de moedas, agora todos em Hong Kong estão discutindo moedas estáveis e RWA. Em cada mesa de jantar, as pessoas estão falando sobre as últimas tendências e rumores do mercado. Os gigantes das finanças tradicionais começaram a participar ativamente das oportunidades em crypto, e uma grande quantidade de empreendedores de internet tradicional e IA está se dirigindo a Hong Kong em busca de uma fusão com o Web3. Muitos empresários visionários de setores tradicionais também começaram a se interessar por crypto, e até mesmo quando discutimos moedas estáveis e RWA no saguão do hotel, isso atrai a curiosidade e as perguntas de outros. Essa agitação, parece que não a experimentei desde 2018. Antes de vir para Hong Kong, eu supunha que o centro global de crypto estivesse em Nova York, mas um banqueiro de Wall Street que conheço acabou de se mudar de Nova York para Hong Kong e me disse que a intensidade do crypto em Hong Kong supera de longe a de Nova York, então, se estivermos classificando pela intensidade, Hong Kong é definitivamente o número um do mundo agora."

Passaram-se apenas dois meses e Hong Kong já envia sinais complexos. Por um lado, o governo de Hong Kong, em um importante relatório abrangente, reafirmou recentemente que vai promover o desenvolvimento de moeda estável e ativos tokenizados, o que indica que a política da indústria de criptomoedas de Hong Kong não sofreu mudanças substanciais. Por outro lado, algumas reportagens da mídia e rumores confirmam que as autoridades reguladoras do interior do país tiveram uma mudança significativa na política em relação à participação de instituições financeiras da China continental nos negócios de RWA em Hong Kong, afetando assim a cidade e gerando dúvidas sobre o futuro da indústria de criptomoedas de Hong Kong. Dizem que agora a temperatura do crypto em Hong Kong caiu abruptamente, a ponto de a frase acima agora ter uma sensação de "lembrando os tempos prósperos da Era Kaiyuan, uma pequena cidade ainda abriga milhares de lares". Sinto-me aliviado por causa da demora na viagem aos EUA, o que atrasou um artigo de análise que eu havia planejado, caso contrário, agora seria um pouco constrangedor.

Não é a primeira vez. A especulação sobre quando "grandes mudanças" na política de crypto de Hong Kong vão chegar é um tema de discussão duradouro na comunidade crypto chinesa. E o lamento e suspiro sobre a hesitação das políticas regulatórias, assim como a canção "Difícil de Esquecer Esta Noite" de Li Guyi para o Gala da CCTV, é a música de encerramento de cada rodada de discussão.

Não há dúvida, os sinais contraditórios indicam que a situação em si não é simples; as políticas em constante mudança mostram que os decisores enfrentam uma situação complexa. Portanto, neste momento, precisamos primeiro avaliar o que a regulamentação fará e, em segundo lugar, decidir como agir.

Para a primeira questão, o meu juízo é o seguinte: a regulamentação permitirá que Hong Kong participe plenamente na economia digital em blockchain liderada pelos Estados Unidos, utilizando recursos locais, mas limitará estritamente a profunda participação de indivíduos e empresas do interior.

Apresentar os factos, discutir a lógica. A situação atual é a seguinte: a aplicação da tecnologia blockchain já está clara, mas as suas consequências políticas e económicas ainda são incertas.

Com o destaque dos Estados Unidos, os cenários de aplicação da blockchain já estão claros. Se alguém te questionar com desdém: “Qual é a utilidade da blockchain além de negociar moedas?” então você deve responder-lhe: na blockchain será construído a maior e mais eficiente rede de alocação de recursos da história. Dentro de vinte anos, as pessoas poderão comprar e vender qualquer ativo a qualquer momento e em qualquer lugar com moeda digital. Capital, fluxos de caixa futuros, controle, direitos de dados, capacidade de IA, comando de robôs, energia e todos os itens que podem ser digitalizados fluirão globalmente em unidades de tempo de segundos. Todas as regras de regulação, controle de capital e barreiras de mercado que não forem transformadas em contratos inteligentes se tornarão, como as políticas de isolamento e proibição marítima do século XIX, irrelevantes e instáveis. Em resumo, a blockchain é a OMC da economia digital.

Uma rede de alocação de recursos tão eficiente pode levar a eficiência do mercado ao extremo. No entanto, a chamada eficiência do mercado significa "cada um no seu lugar". Em um mundo ideal, isso seria uma boa notícia para a maioria das pessoas, mas na vida real, decidir a quem alocar os recursos e para que fins está longe de ser uma questão meramente econômica. Especialmente, este grande evento da economia digital não ocorre na fase histórica da "grande harmonia" que Thomas Friedman escreveu em "O Mundo é Plano", mas sim em uma fase histórica que a revista de comentários políticos americana "New Republic" considera semelhante ao período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Portanto, está fadado a não ser apenas um simples avanço da tecnologia financeira inclusiva, mas necessariamente será pesar repetidamente na balança da vitória e da derrota para cada pessoa.

O resultado da vitória ou derrota não pode ser enfatizado demais. A menos que essa rede de alocação de recursos não possa ser construída, o futuro de décadas de um indivíduo, de uma empresa ou de um país será em grande parte determinado pela sua posição na rede. Assim como o poder e a riqueza de uma pessoa dependem principalmente da sua posição na rede social, e não da sua inteligência ou força física, os direitos e a riqueza de um sistema econômico na economia digital também dependerão principalmente da sua posição na rede da economia blockchain, e não da sua própria produtividade. Como uma tecnologia, o que a blockchain deve criar é uma nova ordem econômica digital. A ordem também é um produto, e é o produto mais importante de todos. Portanto, minha visão é diferente da de muitas pessoas: a posição de um sistema econômico na futura ordem econômica digital é mais importante do que a sua capacidade de computação de IA.

No entanto, é muito difícil especular sobre a própria posição na ordem da blockchain. Além dos criadores das regras, o mercado nunca oferece promessas a ninguém. Entrar nesta rede pode fazer de você um vencedor ou um perdedor.

Essa incerteza pode ser especialmente angustiante para os tomadores de decisão de uma economia. Tentei programar essa angústia como um conjunto de lógicas aninhadas de "se-então".

Se eu pudesse liderar a economia blockchain como formulador de regras, então

Junte-se e lidere.

Caso contrário, se eu puder obter um resultado aceitável, então

Junte-se e participe.

Caso contrário, se eu não participar e ainda assim puder ser um vencedor, ou pelo menos não me tornar um perdedor, então

Não se juntar, fechar as portas ao mar, gloriosa solidão.

caso contrário, se eu puder recomeçar como formulador de regras, então

Não se juntar e começar do zero.

Caso contrário——isso significa que não se juntar vai resultar em derrota, e começar do zero também não dará oportunidades, então

Junte-se, negocie a longo prazo.

De acordo com essa lógica, não é difícil entender a política radical de blockchain do governo Trump. Os Estados Unidos simplesmente responderam "Sim" no primeiro ramo de julgamento, e sua principal estratégia não é apenas participar, mas também dominar e estabelecer regras.

E a maioria das outras economias do mundo pode ainda estar a calcular ganhos e perdas, ou talvez a observar. Talvez isso não aconteça? Talvez o próximo governo dos EUA consiga reverter a situação? Talvez seja melhor esperar mais alguns anos para ver?

Essa ideia é muito perigosa, porque os Estados Unidos estão correndo a todo vapor.

Após a aprovação da lei sobre moeda estável nos Estados Unidos em julho, o bastão agora foi passado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e à Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC). O ritmo desses dois órgãos está mais rápido do que a previsão mais otimista inicial, planejando impulsionar rapidamente a tokenização das ações e obrigações de todas as empresas listadas nos EUA, e lançar um novo quadro regulatório que relaxa significativamente o comércio de ativos digitais antes do final do ano. Isso significa que, até o próximo ano, centenas de milhões de "nômades da economia digital" em todo o mundo poderão comprar participações acionárias e dívidas de empresas americanas usando moeda estável, recebendo a proteção do sistema regulatório dos EUA. Uma vez que os EUA se tornem o único "exército regular" neste rede, eles agirão como um urso que invade um apiário, atravessando cada barreira digital para saborear o mel digital do mundo. A blockchain bombeará incessantemente dinheiro, dados, recursos computacionais e poder para o governo e as empresas dos EUA, e os EUA, ao provarem o doce, não olharão mais para trás.

O tempo para hesitar está se esgotando.

Entre todas as economias "outros", a China é a mais especial. Em termos de força, a China é a única economia com a oportunidade de rivalizar com os Estados Unidos pela liderança da economia digital em cadeia. Embora o melhor momento para isso já tenha passado, isso não significa que não possam chegar por trás. A China tem experiências de sucesso nesse aspecto. A questão agora é que, para esta nova rede econômica que está sendo construída, as pessoas têm um entendimento ainda muito limitado, e não conseguem apresentar uma estratégia eficaz como fizeram na época da adesão à OMC.

Hong Kong desempenha esse papel de campo experimental. Deve participar do jogo, explorar caminhos, desenvolver talentos, mas também deve evitar a expansão dos experimentos, introduzindo prematuramente riscos e incertezas no interior do país.

Esta lógica está bastante alinhada com a atitude atual das autoridades regulatórias de Hong Kong. Se a minha suposição estiver correta, então essa abordagem regulatória deverá permanecer estável por um período de tempo no futuro.

E para os profissionais de blockchain chineses que estão no exterior, isso significa que há espaço para participação, mas as operações têm limites. Participar da economia de blockchain dominada pelos EUA em Hong Kong não é problemático, especialmente no que diz respeito aos negócios de DeFi puramente em blockchain, que certamente se tornarão um campo de batalha importante. Mas, ao mesmo tempo, os fundos e ativos provenientes do interior do país precisam ser verificados repetidamente para garantir a conformidade, especialmente a recente RWA de ativos do interior, que é considerada uma operação de alto risco e deve ser tratada com extrema cautela.

Em termos individuais, este é um período de janela de tempo para toda a indústria trocar fichas, regras e jogadores. Não podemos hesitar devido a algumas incertezas nas políticas regulatórias locais, pois isso pode resultar em perda de oportunidades. Acredito que, embora as políticas de Hong Kong sejam inconsistentes, o espaço que resta é suficiente. Especialmente ao entrar no DeFi, aproveitando ao máximo a janela de tolerância do quadro regulatório dos EUA para o DeFi, isso pode resultar em grandes realizações.

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Fixar
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)